Abrasip

Em 14 de Dezembro de 2000, cerca de 20 empresas de Projetos de Sistemas Prediais fundaram a ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais, uma sociedade civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira. A ABRASIP foi criada em substituição à antiga ABIP – Associação Brasileira de Instalações Prediais, e os nossos associados são empresas de Engenharia que possuem como atividade principal, ou dentre suas principais atividades, Projetos de Sistemas Prediais. Desde sua criação, a ABRASIP tem representado as empresas de Projetos de Sistemas Prediais perante importantes
instituições que impactam diretamente na construção civil como a ABNT, SECOVI, SindusCon, Instituto de Engenharia, Companhias de Energia Elétrica, Água, Gás, Telecomunicações, Corpo de Bombeiros e demais Órgãos Governamentais e Poderes Públicos, inclusive outras entidades congêneres como AsBEA, ABECE, ABRAVA, etc.

Foram muitas, mas principalmente, significativas as realizações da ABRASIP neste curto período de existência. Prova maior disto o reconhecimento profissional que a nossa associação vem recebendo de importantes instituições.

CBIM

A CBIM-MG foi criada com o objetivo de integrar órgãos públicos e empresas privadas, assim como profissionais da cadeia produtiva AEC na disseminação da Tecnologia BIM no estado de Minas Gerais.

A Câmara Brasileira de BIM de Minas Gerais – CBIM MG, foi idealizada em 2017, a partir de um grupo de entusiastas BIM de BH. A ideia logo se expandiu e nos tornamos uma Comunidade BIM. Com propósitos elevados, ricas trocas de experiências e conteúdo, muito trabalho voluntário e conexões nacionais, somando sempre mais, quisemos também compartilhar mais: nos tornamos uma associação.

Em Junho/18, conjuntamente com diversas entidades, realizamos o primeiro Seminário BIM de MG, o SeBIM MG. Um evento idealizado em Minas Gerais, que já se propaga em toda comunidade BIM nacional e isso só nos impulsionou para continuidade do objetivo maior da CBIM-MG: integrar órgãos públicos e empresas privadas, assim como profissionais da cadeia produtiva AEC na disseminação da Tecnologia BIM no estado de Minas Gerais.

A CBIM MG tem o prazer de existir para levar a todos uma informação de alto nível, contribuindo para a sua inserção nesta era BIM.

Sebrae

Novos tempos na construção
Pequenos negócios do setor contam com o apoio do Sebrae para inovar

A construção civil é um grande gerador de postos de trabalho e tem um papel relevante em termos econômicos e sociais no país. De acordo com a Receita Federal, são mais de 1 milhão de empreendimentos no setor, sendo 374 mil micro e pequenas empresas (37% do total), que impulsionam mais de 6 milhões empregos no Brasil.

Por ser um setor tão importante para a economia do país, ao longo dos anos, o Sebrae tem atuado para aumentar os níveis de organização, competitividade, sustentabilidade e lucratividade dos pequenos negócios que atuam no mercado.

Além de oferecer orientações em gestão, o Sebrae articula o desenvolvimento de metodologias de capacitações e consultorias com outras instituições, que possuam a expertise do canteiro de obras, complementando assim a atuação da instituição no atendimento aos negócios.
O Sebrae também facilita o acesso à inovação às empresas do segmento estimulando a aplicação de novas tecnologias, como por exemplo, o Building Information Modeling (BIM) ou modelagem da informação na construção. O BIM é um conceito de construção cada vez mais exigido pelo mercado, já que possibilita construir virtualmente uma obra, identificar erros e solucionar problemas antes mesmo da execução do projeto, gerando uma interação dos diversos profissionais envolvidos: engenheiros, arquitetos, fornecedores de materiais, gestores ambientais, dentre outros.

A instituição ainda participa e promove debates entre o meio empresarial, governos e instituições financeiras, no intuito de difundir os benefícios do BIM: redução de imprevistos ocorridos durante a execução de obras, diminuição do tempo de construção e aumento da eficiência do planejamento do serviço prestado, impactando diretamente na melhor utilização de recursos.

Essa inclusão de novas tecnologias à um setor conhecido tradicionalmente como resistente às mudanças, é um avanço que vai possibilitar que os pequenos negócios da construção civil alcancem voos maiores e retomem o crescimento.

Senai

O SENAI é um dos maiores polos de geração e disseminação de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento da indústria do Brasil e de Minas Gerais. Criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor, o SENAI faz parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Com o apoio de diversas áreas industriais, o SENAI é responsável pela formação profissional de recursos humanos para a indústria, a prestação de serviços como assistência técnica e tecnológica ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Graças à flexibilidade de sua estrutura, se tornou o maior complexo de educação profissional da América Latina.

O SENAI, através do desenvolvimento dos seus programas, projetos e atividades, oferece atendimentos adequados às diferentes necessidades da indústria e contribui para o seu fortalecimento e o desenvolvimento pleno e sustentável do país.

Sinduscon

Sinduscon-MG: O Sindicato da Construção

Fundado em 14 de dezembro de 1936, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) é um dos pioneiros em todo o País. A entidade tem como premissa fomentar o desenvolvimento da Indústria da Construção Civil, por meio de iniciativas que promovam a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das empresas que atuam no segmento.

Ao logo desses 80 anos, o Sinduscon-MG vem se modernizando e colocando em prática importantes projetos e ações que beneficiam toda a cadeia da Construção em Minas Gerais. O foco da nova gestão está na estruturação de produtos e serviços que aumentam o nível de competitividade de suas associadas.

Hoje, o Sinduscon-MG representa mais de 9.000 empresas do setor em Minas Gerais, abrangendo cerca de 500 municípios.

Correalizadores

DER

Edificar e construir caminhos passam pelo inovação

Desenvolvimento da infraestrutura e mobilidade mineira estão entrelaçadas com os avanços tecnológicos

Em uma perspectiva histórica, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER – MG), é marcado por inúmeras conquistas ao longo dos seus 74 anos de existência. Foram inúmeros caminhos traçados que fizeram nascer a esperança alicerçada por homens e máquinas que formataram o necessário suporte para consolidar ciclos econômicos e, ao mesmo tempo, facilitaram a rotina de quem precisa se deslocar pelas estradas mineiras. Recentemente, a instituição agregou as funções na área de edificações públicas, o que fez crescer a família DER e aumentar a responsabilidade e o compromisso com o cidadão mineiro.

Mais que um órgão público de fundamental importância infraestrutura e mobilidade, o DER-MG é uma marca conhecida e respeitada pela sociedade. Situação alcançada com competência, interação com as necessidades do cidadão mineiro e com a inovação.

Atento às demandas da área, o DER-MG dá mais um passo à frente com a adoção da tecnologia BIM, buscando agregar valor aos projetos e processos, num ambiente estimulante e dinâmico onde as competências existentes possam prosperar e se desenvolver adequadamente.

Novas premissas, adequadas a novos fatores, devem orientar os projetos das empresas destinadas a sobreviver e prosperar nos novos tempos. O DER-MG abraça essa proposta, sempre norteado pelas diretrizes definidas pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), porque acredita que o caminho passa pela inovação.

SEINFRA

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 23.304, de 30 de maio de 2019, que estabelece a estrutura orgânica do Poder Executivo, foi criada a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em substituição à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Entretanto, mais que uma mudança meramente semântica, a Seinfra ganhou também uma nova estrutura organizacional, consonante com o atual momento de modernização da gestão pública e adequada às atuais necessidades e desafios de desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. A missão se ampliou: a secretaria continua trabalhando para a melhoria dos serviços de transporte e obras públicas, mas cada vez mais empenhada em buscar novas soluções de mobilidade e infraestrutura para os mineiros e mineiras.

Diante do grave cenário financeiro que se instaurou no estado, os recursos são escassos e insuficientes para o atendimento de todas as demandas de infraestrutura. E é nesse contexto que se torna necessária a modernização da gestão pública. A implementação da metodologia BIM no Estado, por meio da Seinfra e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), está totalmente alinhada com essa busca por soluções modernas e eficientes. Desde o início desta gestão, diversas iniciativas foram tomadas para o desenvolvimento do Projeto BIM.

Em 2019, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica na área de Infraestrutura, entre os sete estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Também foi firmado Protocolo de Intenções com o Sebrae-MG e Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara Brasileira de BIM de Minas Gerais (CBIM-MG). Ainda no ano passado, o seminário realizado pela Seinfra e pelo DER-MG reuniu mais de 200 participantes, entre agentes públicos, profissionais da iniciativa privada e entidades de classe da área da construção pesada e de edificações. Em 2020, foram publicados os editais de Chamamento Público convidando empresas e pessoas a participarem do projeto, sem ônus e encargos para o Estado.

Acreditamos que o poder público, como grande demandante de obras, pode se tornar um polo indutor do BIM e, consequentemente, promover obras públicas mais sustentáveis, com menores custos e maior qualidade para a população.

APOIO INSTITUCIONAL